Doenças da Coluna Vertebral, seu manejo clínico e cirúrgico.
Dor nas costas
A maioria das pessoas apresenta este sintoma ao menos uma vez na vida. Definitivamente uma das queixas mais comuns da medicina.
Diversos diagnósticos a serem considerados, assim como modalidades de tratamento. O bom resultado virá com uma boa relação entre paciente e equipe médica.
Os principais diagnósticos tratados por Cirurgia da Coluna são: hérnia de disco, estenose, escolioses, listeses e instabilidades resultantes de fraturas, luxações ou pela destruição causada por tumores e infecções.
Há ainda grandes mitos sobre o tratamento cirúrgico das afecções da coluna vertebral. As técnicas cirúrgicas e tecnologias dos métodos diagnósticos, instrumentos e implantes cirúrgicos evoluíram muito, tornando os procedimentos mais seguros. Contudo a indicação é restrita, e deve ser precisa.
Hérnia de Disco
As herniações do disco intervertebral são lesões frequentes, geralmente decorrentes do desgaste natural do envelhecimento, e são causa importante de dor. O disco doente pode causar dor lombar, e a compressão das estruturas neurais pela hérnia pode desencadear dores irradiadas para os membros.
A descompressão cirúrgica pode ser necessária em alguns casos.
Escoliose
A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral, uma curvatura lateral que torna o corpo assimétrico. O quadro clínico, sua evolução e o tratamento dependem da causa da escoliose. O uso de coletes pode ser necessário. O conhecimento da doença e a tecnologia dos implantes cirúrgicos evoluíram muito, tornando possível grandes correções e ótimos resultados.
Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI)
Conceito desenvolvido nas últimas décadas, que engloba todos os procedimentos cirúrgicos realizados através de exposições menores, menos agressivas, causando menos lesão aos tecidos sadios e menor sangramento. A reabilitação tende a ser mais precoce e menos dolorosa.
Entretanto, nem todas patologias podem ser tratadas por essas técnicas.. A indicação deve ser precisa, para casos bem selecionados.
Cirurgia endoscópica
Cirurgia por vídeo, minimamente invasiva, realizada por meio de instrumental específico. Através de acessos mínimos o cirurgião, devidamente treinado, é capaz de visualizar as estruturas em monitor de alta resolução. A técnica é relativamente nova e cada vez mais utilizada. Lutamos para que essa tecnologia seja cada vez mais acessível.
Bloqueios
Através de punção por agulha guiada por imagem de raio-X em tempo real, o cirurgião pode infiltrar medicamentos em pontos específicos da coluna e do canal vertebral, com finalidades tanto diagnósticas como terapêuticas.
Cifoplastia
Mais uma técnica minimamente invasiva. Injeção de cimento para alinhar, dar suporte e aliviar a dor nos casos de fraturas vertebrais no idosos.