Joelho


DR. JOSÉ RENATO MARQUES DE OLIVEIRA.

Cirurgia do Joelho

dr.joserenato@inspot.com.br

Saiba Mais

Artroscopia do Joelho

Procedimento minimamente invasivo utilizado para diagnóstico e tratamento de inúmeras patologias do joelho. Por meio de instrumental e treinamento específicos, permite acesso a todos os compartimentos do joelho. Lesões de ligamentos, meniscos e de cartilagem são exemplos de patologias que podem ser tratadas pela Artroscopia.

Lesões ligamentares

Os ligamentos são estruturas que possuem inúmeras funções. No joelho, têm papel fundamental na estabilidade da articulação. O ligamento mais comumente lesionado é o cruzado anterior, que se rompe na maioria das vezes durante a torção do joelho. O paciente com tal lesão geralmente apresenta dor e episódios de falseio. A instabilidade gerada após sua lesão, torna o joelho susceptível a novas lesões (e.x: cartilagem, meniscos e outros ligamentos), as quais podem levar a redução da função e ao desgaste precoce do joelho.

Lesões Meniscais

Os meniscos são estruturas de fundamental importância para o funcionamento do joelho. Dentre as principais funções, destacam-se a absorção de impacto e redução do atrito entre as superfícies da articulação. Os principais sintomas da lesão meniscal são: dor, estalidos dolorosos, bloqueios de movimento (travamento) e dificuldade para agachar. O tratamento, dependente do padrão da lesão, pode ser por meio de fisioterapia ou de cirurgia (artroscopia).

Osteoartrose do Joelho

A artrose ou o desgaste do joelho é responsável por reduzir de forma importante a função da articulação. Apresenta inúmeras causas, dentre as quais podemos citar: fraturas, lesões internas (ligamentos, meniscos, cartilagem), doenças inflamatórias (reumatismos), traumas repetitivos (esportes ou atividades de impacto), entre outras. Também muito relacionada a fatores hereditários, a osteoartrose pode levar a quadros de dor intensa e até a perda de movimentos no joelho. Há diversas formas de tratamento não cirúrgico: redução de atividades de impacto, fisioterapia, medicamentos. Na falha dessas abordagens, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Artroplastia (Prótese) do Joelho

Trata-se de procedimento cirúrgico que consiste na substituição da superfície articular do joelho pelos componentes da prótese. Indicada para pacientes que apresentam dor e limitação da função do joelho devido a osteoartrose avançada. A artroplastia apresenta excelentes resultados funcionais, com melhora importante dos sintomas de dor. Por meio dela, é também possível corrigir deformidades angulares (joelho torto) adquiridas na articulação e obter o realinhamento do membro inferior.

Condromalácia Patelar

Patologia que afeta a superfície articular da Patela (ou rótula). O quadro clínico é marcado por dor na região anterior do joelho. Ficar com o joelho em flexão (dobrado), subir ou descer escadas, saltar e correr são ações que podem causar aumento das dores. O tratamento não cirúrgico é baseado na fisioterapia e fortalecimento muscular adequado. Medicamentos para proteger a articulação podem auxiliar o tratamento. A cirurgia é indicada quando as abordagens não cirúrgicas falham.