Dor na coluna acomete cerca de 80% das pessoas

Dor na coluna acomete cerca de 80% das pessoas

O ortpedista Rodrigo Ferreira Batista é natural de Araçatuba, ficou 15 anos em São Paulo, graduou-se pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina), onde também fez residência médica, especialização em cirurgia da coluna e pós-graduação (mestrado profissional). Resolveu voltar para Araçatuba há um ano, cidade que ama, e onde reside sua família. Atualmente, além do consultório particular, onde atende na sua especialidade, trabalha no serviço público de urgência. Nessa entrevista, esclarece sobre as dores na coluna, que acometerão, ao menos uma vez na vida, cerca de 80% das pessoas. Confira trechos:

O que é a dor nas costas?
?? um sintoma muito comum, com várias causas possíveis. A grande maioria benigna. Cabe ao médico descartar as causas graves e orientar o paciente quanto ao tratamento. Existem tratamentos clínicos - medicamentos e fisioterapia - e cirúrgicos. O paciente quer saber a fonte da dor, o que pode não ser tão simples. Cabe ao médico saber diferenciar os quadros benignos daqueles mais suspeitos que devem ser investigados. A região lombar, por exemplo, que é a mais afetada (segunda queixa mais comum de toda medicina, perdendo apenas para a cefaleia), pode ser sintoma de infarto, apendicite, pancreatite, úlcera gástrica, aneurisma de aorta, tumores ovarianos e outras.

Descartadas essas possibilidades, o que é mais comum?
A dor, normalmente, está relacionada à fase e ao estilo de vida da pessoa. A dor vem de músculos, tendões, fáscias, ligamentos e outras estruturas que compõem articulações. Muitas vezes, a dor está em camadas musculares, não vem da coluna. A partir dos 20 anos, a coluna já entra em processo de degeneração, que se inicia no disco intervertebral. O adulto jovem, que tinha um estilo de vida saudável, praticava exercícios físicos, se cuidava, deixa tudo isso de lado para focar na carreira, trabalha bastante e isso interfere na saúde da coluna vertebral.

Qual a dor mais comum?
Em se tratando de ortopedia, a dor mais comum é muscular e quando originária da coluna, depende da fase da vida. O adulto jovem tem mais dor que vem do disco intervertebral. O adulto mais velho, idoso, tem mais dor que vem da artrose nas pequenas articulações da parte de trás da coluna. São vários fatores que o médico precisa avaliar.

Referências:
CENCI, Ana Cristina. Dor na coluna acomete cerca de 80% das pessoas: JUN 2016. Folha da Região. Disponível em http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=415253. Acesso em 8 de JUL. de 2016.